Papel de parede na decoração: nas paredes e móveis.

Já foram super populares lá pelos anos 50 e 60, depois considerados cafonas, agora eles voltaram com tudo. E não vieram para sumir novamente, voltam com novidades modernas em cores, formas, desenhos geométricos e imitações tão perfeitas que confundem num primeiro momento.

Papeis de parede são uma ótima opção para quem deseja sair um pouco da pintura e colocar uma pitada de ousadia nas paredes. Os fabricantes se especializaram e transformaram o papel de parede em objeto de desejo, essencial e refinadíssimo, muito usado pelos melhores profissionais da área em seus projetos de decor de interiores. Basta visitar as melhores feiras de decoração no país para ver como e o quanto os decoradores usam o papel de parede para compor suas melhores criações. Ou folhear as revistas de decor para achá-los. A perfeição das imitações é um ponto forte da redescoberta do papel de parede.

Com ele, é possível mudarmos um ambiente em instantes. Onde usar? Simplesmente em tudo! Quartos, salas, cozinhas, banheiros e até para revestir alguns móveis!

Separamos dois exemplos de excelentes imitações: pedra e madeira, para mostrar como pode dar super certo o uso de papel de parede na decoração, junto com alguns endereços de sites de lojas, caras e baratas, e que enviam para todo o país.

PEDRA/TIJOLO

foto 1

Sala, quarto, área de lazer, qualquer se seja o ambiente a textura canjiquinha fica bem bonita, e tem em cores claras e tons de terra e marrom, diversificada.

foto 2

Esses dois modelos Papel de Parede imitam a textura de pedra canjiquinha, nas cores claras. Adesivo autocolante e lavável, vínilica Fosca e sem relevo, loja Papeis e Parede. Mas, tem mais de 40 tipos no estilo e preço médio de r$ 69,00 reais.

MADEIRA

foto 3

Aconchegante, o quarto fica em outro nível quando a madeira entra em cena. A dica é utilizar a textura de madeira em tons mais claros, assim o ambiente não fica escuro e triste.

foto 4

Veja os Papeis de Parede Madeira Vertical – da Classic Home, encontrados nas lojas americanas (veja se há cupom de desconto). O bacana das lojas de departamentos é que elas oferecem condições de pagamento em até 9x sem juros. Pode ser uma boa e tem algumas boas opções. A Etna, Havan e Tok Stok também oferecem alguns modelos mais clássicos.

PAPEL 3D

foto 5

Papel de Parede Importado Coreano, em material vinilico, Lavável e estilo 3D, que dá a sensação de relevo e profundidade, um verdadeiro desafio aos nossos olhos, da Cortinobre. Mas o destaque mesmo é a ousada textura em pedra cimento, perfeita para os mais modernos. Fica show numa sala ou recepção de escritório. O preço do 3D é salgado, mas para apenas uma parede vale a pena. Em média eles custam r$ 700,00.

O fato é que o papel de parede tem o poder de transformar um ambiente, sem precisar fazer bagunça nem gastar com tinta, pincéis, rolos e lixas. Também é sustentável, pois com as imitações podemos ter o efeito da natureza sem precisar desmatar. É realmente uma descoberta incrível e cheia de possibilidades. O papel de parede também pode ser usado para revestir objetos como mesas, portas de guarda roupas, e até aquela cabeceira da cama que você enjoou e agora quer um efeito madeira, floral, etc. Separamos alguns exemplos abaixo para te inspirar na hora de restaurar um móvel.

foto 6

 

QUAIS OS TIPOS DE PAPEL DE PAREDE?

Antes de escolher o seu papel de parede para determinado ambiente, vejamos quais os mais adequados para cada espaço e sua durabilidade.

– Vinílico: indicado para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis).

– Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens.

– Acetinado: acumula menos poeira.

– TNT: quando afirmam “tnt” significa que imita tecido, mas não é de fato tecido

– Mica: feito a partir de pedras naturais.

Fonte: hagah.com.br

Aplicação

Em paredes pintadas é importante que a ela esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta.

Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Em parede de madeira ou azulejada é possível aplicar, desde que a superfície seja lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações.  Fonte: comolimpar.net

Manutenção e Durabilidade

Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. Antes de inicializar a limpeza é necessário verificar se o papel de parede é lavável ou não, o de vinil e o vinilizado podem ser lavados com água e detergente neutro, geralmente estes passos já limpam e retiram as manchas e bolor que são causadas pela umidade do ambiente.

  • Encha um balde com água morna e adicione algumas gotas de detergente neutro, faça a mistura até conseguir formar uma espuma consistente.
  • Mergulhe uma esponja macia na água, retire o excesso e comece a limpar de cima para baixo. Use um pano seco e limpo, que não solte fiapos, para retirar o excesso de umidade. No final, seque todo o papel de parede utilizando um pano seco e macio.
  • Para limpar os de fibras naturais, que não devem ser molhados, use apenas espanador ou aspirador de pó.

Obs: O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Nos banheiros, não utilize cola à base de água, pode desgrudar com a umidade. Em ambientes onde há muito movimento, como salas e corredores, evite o uso de papéis delicados e frágeis.

Espero que tenham gostado e até a próxima. Melissa SchmidtJornalista, escreve eventualmente para blogs e sites sobre decoração e outros assuntos, usando e abusando de tudo o que ela possa oferecer para facilitar a vida do ser humano.

Anúncios

One comment on “Papel de parede na decoração: nas paredes e móveis.

  1. snemeth43 diz:

    Reblogged this on meu cantinho and commented:
    Aparentemente lindo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s